top of page
Buscar
  • Foto do escritoroncoreab

ACUPUNTURISTA ONCOLÓGICO: o que é, quando procurar, quais os benefícios?



O QUE É?


Quando falamos em tratamento do paciente oncológico, devemos ter em mente que uma equipe multidisciplinar é responsável pelo aumento das chances de sucesso no tratamento e pela melhora da sua qualidade de vida. Por isso a importância de conhecer a atuação de cada profissional que compõe essa equipe, por exemplo:


Você sabe como a Acupunturista oncológico pode ajudar uma pessoa com câncer?


É importante entendermos que a Acupuntura não cura o câncer. O papel da Acupuntura nos pacientes oncológicos é de ser uma terapia complementar no tratamento e controle dos sinais e sintomas, sequelas e complicações decorrentes do câncer e/ou seu tratamento.


Na clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, a primeira clínica de Fisioterapia Oncológica de Belém-Pa, contamos com profissionais especializados em Acupuntura e com amplo conhecimento na área de reabilitação de pessoas com câncer.




A ACUPUNTURA É SEGURA PARA O PACIENTE ONCOLÓGICO?

De forma geral, a acupuntura é uma técnica segura e raramente apresenta efeitos colaterais, podendo ser aplicada na maioria dos paciente oncológicos. Crianças, adolescentes, adultos e idosos, podem se beneficiar da acupuntura.


Mas existem algumas contraindicações que o paciente e profissional devem estar atentos:


· Trombocitopenia e neutropenia, que podem ser da própria patologia ou secundárias a efeitos mielossupressores da quimioterapia ou radioterapia.

· Pacientes que utilizam anticoagulantes devem receber um maior cuidado, considerando que estão mais propensos a terem sangramentos.

· Deve-se evitar agulhar as áreas do tumor.

· Não se deve realizar acupuntura sobre a pele com sinais de lesões dermatológicas ou infecciosas agudas.


QUANDO PROCURAR UM ACUPUNTURISTA ONCOLÓGICO?


É possível utilizar a acupuntura em diversas etapas do tratamento oncológico com diferentes objetivos. O tratamento com a acupuntura depende do diagnóstico, intensidade dos sintomas e terapias já realizadas.


O protocolo de tratamento é montado pelo acupunturista de acordo com as principais queixas e necessidades do paciente, após uma avaliação completa dos sinais e sintomas e função física, assim é possível tornar o tratamento mais eficaz e aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.


A equipe OncoReab se preocupa em realizar uma avaliação completa e direcionada a sua necessidade, nosso plano terapêutico busca traçar objetivos e metas para proporcionar um retorno mais rápido possível às suas atividades rotineiras.



QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA PARA QUEM TEM CÂNCER?


Nem sempre a terapia convencional (ex: medicamnetos) consegue sanar sozinha todas as queixas dos pacientes oncológicos. Por isso, é cada vez mais frequente a associação do tratamento de base com a Acupuntura como método complementar.


Visando impactar a qualidade de vida dos pacientes, a Acupuntura oferece possibilidade de atuação no tratamento e controle dos sinais e sintomas, sequelas e complicações decorrentes do câncer e/ou seu tratamento.


Lembrando que a acupuntura atua de forma complementar no tratamento desses sinais e sintomas e não substitui o tratamento convencional.


Conheça os principais sinais sintomas que você pode tratar com o auxilio de um fisioterapeuta:

· Insônia;

· Ansiedade e depressão;

· Diarreia ou constipação;

· Diminuição de amplitude do movimento das articulações e membros;

· Neuropatias periféricas;

· Trismo;

· Falta de controle motor, incoordenação, problemas de equilíbrio;

· Disfunções urinárias e fecais (incontinência urinária e fecal, entre outros);

· Disfunções sexuais.

· Fibroses, retrações e aderências cicatriciais;

· Mucosite (feridas na boca);

· Xerostomia (boca seca);

· Paralisia facial.


Caso você apresente algum desses sinais e sintomas, pode está procurando um Aupunturista Oncológico para lhe ajudar! A clinica OncoReab apresenta uma equipe de Acupunturistas com experiência na área oncológica, preparados para cuidar da sua saúde e aliviar as suas principais queixas!




28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page