top of page
Buscar
  • Foto do escritoroncoreab

FRAQUEZA MUSCULAR DEPOIS DE REALIZAR TRATAMENTO ONCOLÓGICO: COMO A FISIOTERAPIA PODE ME AJUDAR?

Atualizado: 11 de nov. de 2022


O que é?


A fraqueza ocorre quando a força é diminuída e é necessário um esforço extra para mover uma determinada parte do corpo ou o corpo inteiro.

A fraqueza é devido à perda de força muscular, podendo ser uma grande parte do motivo pelo qual os pacientes com câncer sentem fadiga.


Na clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, a primeira clínica especializada em Fisioterapia Oncológica de em Belém, contamos com profissionais qualificados e que entendem do assunto.



Porque me sinto fraco?


A fraqueza muscular é um problema clínico importante para pacientes com câncer. Além disso, a própria quimioterapia pode causar fraqueza muscular e isso pode persistir por meses ou anos após o tratamento, causando problemas como fadiga e quedas que podem levar a fraturas e aumento da mortalidade. A fraqueza muscular pode ocorrer até mesmo sem o paciente apresentar perda de peso e/ou massa muscular.


Quais as causas da fraqueza ?


Se a fraqueza muscular for causada por cirurgia em uma determinada parte do corpo ou perda de uma parte do corpo, pode ser aliviada por programa de exercício físico. Se a fraqueza for causada por uma infecção ou por alterações nos níveis sanguíneos, como contagens sanguíneas baixas, eletrólitos baixos ou alterações nos hormônios, o tratamento deve envolver procedimentos e terapêuticas para combater as alterações especificamente.





O que você pode fazer para diminuir a fraqueza?


Algumas dicas de como melhorar sua fraqueza:


- Descanse, mas não em excesso. Muito descanso pode diminuir seu nível de energia e dificultar o sono à noite.

- Certos medicamentos usados ​​para tratar dor, náusea ou depressão podem fazer uma pessoa se sentir cansada e sonolenta.

- Converse com sua equipe de saúde sobre quaisquer problemas relacionado a sua alimentação

- Tente dormir de 7 a 8 horas por noite .

- Evite cafeína

- Evite se exercitar muito tarde da noite


Como o Fisioterapeuta Oncológico pode me ajudar ?


O Fisioterapeuta Oncológico tem um papel no desenvolvimento de um programa de reabilitação personalizado e individualizado e instrução de exercícios específicos para a necessidade do paciente. Com isso, exercícios direcionados à fraqueza muscular apresentada pelos pacientes são um recurso fundamental durante o tratamento oncológico.

A realização de exercício físico acompanhada por um profissional fisioterapeuta durante o processo de reabilitação oncológica é fundamental para determinação da dose e intensidade correta dos exercícios, com o objetivo de evitar a realização demasiada da terapêutica.





A equipe OncoReab se preocupa em realizar uma avaliação completa e direcionada a sua necessidade, nosso plano terapêutico busca traçar objetivos e metas para proporcionar um retorno mais rápido possível às suas atividades rotineiras.


Caso tenha alguma outra dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, que teremos o maior prazer em lhe responder.


Reserve um momento em sua agenda e venha conhecer o trabalho e espaço da Clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab localizada no Edifício Infinity Corporate Center no bairro do marco em Belém-Pa e melhore sua qualidade de vida.



13 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page