top of page
Buscar
  • Foto do escritoroncoreab

FISIOTERAPEUTA ONCOLÓGICO: o que é, quando procurar, quais os benefícios?

Atualizado: 8 de jun. de 2023


O QUE É O FISIOTERAPEUTA ONCOLÓGICO?


Quando falamos em tratamento do paciente oncológico, devemos ter em mente que uma equipe multidisciplinar é responsável pelo aumento das chances de sucesso no tratamento e pela melhora da sua qualidade de vida.

Por isso a importância de conhecer a atuação de cada profissional que compõe essa equipe, por exemplo:

Você sabe como a fisioterapia oncológica pode ajudar uma pessoa com câncer?




A Fisioterapia oncológica tem como objetivo: preservar, manter ou recuperar a as funções e movimentos do corpo, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico buscando autonomia, bem estar e a qualidade de vida do paciente oncológico.


Na clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, a primeira clínica de Fisioterapia Oncológica de Belém-Pa, contamos com profissionais especializados e com amplo conhecimento na área de reabilitação de pessoas com câncer.


Além disso, é papel do fisioterapeuta oncológico prevenir eventuais distúrbios causados pelo tratamento da doença. Visto que, as terapias com medicamentos (quimioterapia e terapia alvo), os procedimentos cirúrgicos e a radioterapia podem provocar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente. Muitos desses efeitos podem ser controlados e amenizados, fazendo com que o paciente se sinta melhor e consiga realizar suas atividades do dia-a-dia.



A equipe OncoReab se preocupa em realizar uma avaliação completa e direcionada a sua necessidade, nosso plano terapêutico busca traçar objetivos e metas para proporcionar um retorno mais rápido possível às suas atividades rotineiras.



QUANDO PROCURAR UM FISIOTERAPEUTA ONCOLÓGICO?


Crianças, adolescentes, adultos e idosos, independentemente do tipo de câncer que tenham, podem fazer fisioterapia.


O acompanhamento com o fisioterapeuta deve iniciar-se tão logo o câncer seja diagnosticado, devendo ser planejada a cada etapa do tratamento.

O fisioterapeuta é responsável por:

  • Diagnosticar as disfunções produzidas pela doença e pelo tratamento

  • Conhecer os conceitos e o valor da reabilitação

  • Escolher e adaptar as melhores técnicas de tratamento para cada paciente

  • Encaminhar adequadamente o paciente para outros profissionais quando for necessário.

A fisioterapia pode atuar no pré e pós operatório de cirurgias oncológicas e também se faz necessário durante o tratamento de radioterapia e quimioterapia.







O acompanhamento pode ser iniciado mesmo antes da instalação de qualquer complicação decorrente da doença e/ou de seu tratamento, pois o fisioterapeuta é capaz de prevenir o desenvolvimento de muitas dessas complicações.


Para aqueles pacientes que á apresentam algum sintoma/complicação relacionados à doença e/ou seus tratamentos, o tratamento com o fisioterapeuta se mostra fundamental e quanto mais precoce se iniciar esse tratamento, mais rápido e eficaz será o tratamento.


QUAIS COMPLICAÇÕES PODEM SER TRATADAS COM ESSE PROFISSIONAL?


Conheça os principais sinais sintomas que você pode tratar com o auxilio de um fisioterapeuta:

· Fibroses, retrações e aderências cicatriciais;

· Diminuição de amplitude do movimento das articulações e membros;

· Osteoporose;

· Neuropatias periféricas;

· Alterações respiratórias;

· Trismo;

· Falta de controle motor, incoordenação, problemas de equilíbrio;

· Disfunções urinárias e fecais (incontinência urinária e fecal, entre outros);

· Disfunções sexuais.

· Paralisia facial;

· Radiodermite (queimadura provocada pela radioterapia)


Caso você apresente algum desses sinais e sintomas, pode está procurando um Fisioterapeuta Oncológico para lhe ajudar! A clinica OncoReab apresenta uma equipe de Fisioterapeutas com experiência na área oncológica, preparados para cuidar da sua saúde e aliviar as suas principais queixas!




Os sintomas variam de acordo com o tipo e localização do tumor. O fisioterapeuta atua nessa complicações independente do tipo de câncer.

Dessa forma, paciente com qualquer tipo de câncer podem se beneficiar do tratamento fisioterapêutico.

· Câncer de cabeça e pescoço;

· Câncer de pulmão;

· Cânceres abdominais;

· Cânceres urogenitais;

· Tumores relacionados ao sistema nervoso e músculo-esquelético (ossos e músculos);

· Leucemias e Linfomas;


Caso tenha alguma outra dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, que teremos o maior prazer em lhe responder.!


Reserve um momento em sua agenda e venha conhecer o trabalho e espaço da Clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab localizada no Edifício Infinity Corporate Center no bairro do Marco em Belém-Pa e melhore sua qualidade de vida.




35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page