top of page

PROBLEMAS SEXUAIS DURANTE O TRATAMENTO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

  • Foto do escritor: oncoreab
    oncoreab
  • 11 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de nov. de 2022


ree

COMO AS COMPLICAÇÕES SURGEM ?

O tratamento do câncer do colo do útero consiste em terapêutica cirúrgica como histerectomia, além de radioterapia, quimioterapia e terapia alvo, esses tratamentos comumente são realizados de forma associada.

Os avanços nas modalidades de tratamento e a introdução de programas de triagem resultaram em melhores taxas de sobrevida dos pacientes.

No entanto, esses tratamentos podem gerar muitas consequências. Com isso, acaba impactando na qualidade. A qualidade de vida e o impacto na saúde sexual tornaram-se uma questão importante tendo em vista a longa sobrevida das pacientes com câncer do colo do útero.

Na clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, a primeira clínica de Fisioterapia Oncológica de Belém-Pa, contamos com profissionais especializados e com amplo conhecimento na área de reabilitação de pessoas com disfunção urinária.


PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES


Geralmente, a dor durante a relação sexual é mais comum do que as dificuldades de excitação. A dor durante a relação sexual após o tratamento do câncer do colo do útero é resultado principalmente de outras complicações como:

  • Secura vaginal

  • Estreitamento do canal vaginal

  • Encurtamento do canal vaginal

Além disso, as pacientes também podem apresentar redução do desejo sexual e problemas para ter orgasmo, com isso ocorre uma diminuição importante da função sexual.

A sexualidade é um dos importantes indicadores de qualidade de vida com sua ligação com pensamentos, sentimentos, ações, integração social e, portanto, saúde e bem-estar físico e mental.


ree


ree

ree

ree


COMO OCORRE O TRATAMENTO

Quase todas as modalidades de tratamento do câncer do colo do útero levam a sintomas do assoalho pélvico e, portanto, recomenda-se o encaminhamento oportuno para o treinamento dos músculos do assoalho pélvico aos indivíduo.

A fisioterapia do assoalho pélvico inclui massagens, exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, exercícios de relaxamento do assoalho pélvico, exercícios fisioterapêuticos na região interna da vagina e assim por diante. Esses exercícios aumentam a flexibilidade e melhoram a circulação sanguínea dos tecidos.


Caso tenha alguma outra dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, que teremos o maior prazer em lhe responder.


Reserve um momento em sua agenda e venha conhecer o trabalho e espaço da Clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab localizada no Edifício Infinity Corporate Center no bairro do Marco em Belém-Pa e melhore sua qualidade de vida.



ree


 
 
 

Comentários


Clínica OncoReab

Ed. Vitta Office - Av. Rômulo Maiorana, n° 700 - Marco, Belém - PA, 66093-672

Telefone: (91) 98429-1088  (91) 98031-6682

Contato: oncoreab@gmail.com

  • Facebook
  • Preto Ícone Instagram
bottom of page