top of page
Buscar
Foto do escritoroncoreab

CÂNCER DE PROSTATA: O QUE É, CAUSAS, SINAIS E SINTOMAS, TRATAMENTOS, QUAL PROFISSIONAL PROCURAR?

Atualizado: 11 de nov. de 2022



O QUE É?

A próstata é um órgão integrante do aparelho reprodutor masculino situado na região pélvica e responsável pela produção de parte do sêmen (esperma). Normalmente apresenta um pequeno tamanho e está situada abaixo da bexiga.

O câncer resulta da multiplicação de células anormais da próstata, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o cancer que mais acomete os homens em todas as regiões do Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou para o ano de 2022, o diagnóstico de 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil.


Na clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, primeira clínica de Fisioterapia Oncológica em Belém, contamos com profissionais qualificados e que entendem do assunto.




O QUE CAUSA O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Não existe uma causa única. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, a cada dez homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos.

Existem alguns fatores de risco que podem influenciar o aparecimento do câncer de próstata, sendo eles:

· Fatores comportamentais/ambientais:

o Obesidade e sobrepeso;

o Tabagismo;

· Fatores hereditários/genéticos:

o Homens cujo pai ou irmão tiveram cancer de próstata antes dos 60 anos.

o Mutações dos genes BRCA1 ou BRCA2 estão relacionadas a um risco aumentado de câncer de próstata em alguns homens (principalmente as mutações do BRCA2). Os homens com sindrome de lynch, uma condição causada por alterações genéticas hereditárias, têm um risco aumentado para uma série de cânceres, inclusive o câncer de próstata.


QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÒSTATA?


Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:


· Dificuldade de urinar;

· Demora em começar e terminar de urinar;

· Sangue na urina;

· Diminuição do jato de urina;

· Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

.

A presença de um ou mais desses sinais e sintomas não significa, necessariamente, a presença do câncer de próstata. Esses sinais e dintomas podem indicar, também, doenças benignas:

· Hiperplasia benigna da próstata: é o aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.

· Prostatite: é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.






QUAIS EXAMES SÃO UTILIZADOS PARA INVESTIGAR O CÂNCER DE PRÓTATA?


· Exame de toque retal : O médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

· Exame de PSA: É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.


Para confirmar a doença é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Para saber quando realizar os exames, consulte um médico.


TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA


O tratamento varia de acordo com o estadiamento da doença, suas características biológicas, bem como das condições do paciente (idade, comorbidades e preferências). Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Quando há evidências de metástases (doença a distância), o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.


As modalidades de tratamento do câncer de próstata podem ser divididas em:


· Tratamento local: cirurgia e radioterapia.

· Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica


QUAIS PROFISSIONAIS PROCURAR?


Em casos de suspeita de câncer de próstata, procure um posto de saúde e se conculte com o médico para a realização dos exames necessários. Os profissionais médicos Oncologistas e/ou Urologistas serão responsáveis pelo diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.

Você também pode está procurando o acompanhamento de um Fisioterapeuta Oncológico para orientá-lo, tratar complicações do câncer de próstata e do seu tratamento e melhorar sua qualidade de vida.


Na clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, primeira clínica de Fisioterapia Oncológica em Belém, contamos com profissionais qualificados e que entendem do assunto.




186 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page