top of page
Buscar
Foto do escritoroncoreab

FISIOTERAPIA NO CÂNCER DE PROSTÁTA: COMO PODE ME AJUDAR?


O câncer de próstata é o segundo câncer mais comumente diagnosticado em homens no mundo, atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma. Remoção cirúrgica da próstata, terapia hormonal, radioterapia e quimioterapia são algumas das opções de tratamento para pacientes com câncer de próstata e podem gerar algumas complicações.


Essas opções de tratamento estão associadas ao risco de alguns efeitos colaterais, incluindo:

  • Fadiga

  • Dor

  • Incontinência urinária

  • Disfunção erétil

  • Diminuição da densidade óssea

  • Perda de peso

Na clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, a primeira clínica de Fisioterapia Oncológica de Belém-Pa, contamos com profissionais especializados e com amplo conhecimento na área de reabilitação de pessoas com câncer.




COMO A FISIOTERAPIA PODE ME AJUDAR?


O Fisioterapeuta Oncológico, profissional mais adequado para a sua reabilitação, ajuda a prevenir ou minimizar complicações causadas pela doença e por seu tratamento. Abrangendo desde o período que antecede a terapêutica, a pré-habilitação, quanto o período pós-tratamento.


Os fisioterapeutas desempenham um papel vital na reabilitação de pacientes com câncer de próstata, ensinando e implementando exercícios leves e de sustentação de peso, exercícios resistidos e exercícios direcionados que fortalecem a postura, o equilíbrio e a aptidão física, além manter ou melhorar a densidade óssea e prevenir quedas.


A Fisioterapia de saúde pélvica pode ajudar muitos homens diagnosticados com câncer de próstata, principalmente tratando os efeitos colaterais decorrentes das terapêuticas utilizadas para a doença. Idealmente, os homens devem consultar um fisioterapeuta imediatamente após o diagnóstico de câncer de próstata e antes do tratamento do câncer.






O Fisioterapeuta pode lhe orientar sobre:

  • Função apropriada dos músculos do assoalho pélvico

  • Anatomia do assoalho pélvico e como ela mudará após uma prostatectomia

  • Respiração diafragmática

  • Disfunção erétil devido à prostatectomia e formas de lidar com isso

  • Atividades de fortalecimento para garantir que os músculos do assoalho pélvico e a força geral sejam maximizados, especialmente se for necessário tratamento adicional

  • Maximizar a qualidade de vida e a função urinária/sexual


Após o tratamento, é extremamente importante retornar à fisioterapia para abordar as alterações nos músculos e tecidos que podem causar incontinência, dor, restrição tecidual devido a cicatrizes e/ou fraqueza muscular.


Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios e estratégias de movimento para prevenir a incontinência, que é um efeito colateral comum após o tratamento do câncer de próstata.


Os pacientes também aprendem como alongar ou mobilizar tecidos que podem ser afetados por cicatrizes cirúrgicas ou de radiação, regular seu sistema nervoso após o tratamento e trabalhar no fortalecimento geral e no retorno às atividades diárias e recreativas anteriores.


A fisioterapia é uma saída construtiva para pacientes que se deparam com o diagnóstico de câncer de próstata.



Caso tenha alguma outra dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, que teremos o maior prazer em lhe responder!


Reserve um momento em sua agenda e venha conhecer o trabalho e o espaço da Clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab localizada no Edifício Infinity Corporate Center, no bairro do Marco em Belém-Pa e melhore sua qualidade de vida.



82 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page