COMO FUNCIONA A RADIOTERAPIA?
A radioterapia é um método de tratamento local para tratar o câncer, realizado por meio da aplicação de radiação ionizante nas células tumorais, com o objetivo de destruir ou impedir o crescimento do tumor.
Apesar da radioterapia afetar diretamente as células tumorais, a radiação acaba afetando, também, todos os tecidos que estão ao redor do tumor, como pele, músculo, fáscias, ligamentos e ossos, por isso, algumas complicações e sequelas podem aparecer.
EFEITOS COLATERAIS DA RADIOTERAPIA
Radiodermite provocada pela radioterapia
Dentre as principais complicações e efeitos colaterais da radioterapia, vamos ter:
Cansaço.
Dor.
As radiodermites (queimaduras de pele).
Aderências e retrações cicatriciais.
Fibroses teciduais.
Limitação de movimento da articulação exposta à radiação (articulações do braço, perna, boca, coluna, etc).
Encurtamento dos músculos.
Aparecimento de inchaço ou linfedema.
O aparecimento dessas complicações e suas intensidades vão depender da dosagem do tratamento radioterápico. Contudo, até 95% dos paciente vão relatar algum dos efeitos colaterais citado acima, durante ou após o término da radioterapia. Sendo que o aparecimento ocorre geralmente na terceira semana de aplicação.
A fisioterapia consegue ajudar a tratar todas as complicações citadas acima, por meio de diferentes técnicas e aparelhos.
Na clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, a primeira clínica de Fisioterapia Oncológica de Belém-Pa, contamos com profissionais especializados e com amplo conhecimento na área de reabilitação de pessoas com câncer.
E POR QUE FAZER FISIOTERAPIA DURANTE E APÓS A RADIOTERAPIA?
O acompanhamento com um fisioterapeuta oncológico consegue prevenir e tratar os eventuais distúrbios causados pelo tratamento da doença, inclusive as complicaçoes decorrentes da radioterapia. Todas as complicações citadas anteriormente podem ser controlados e amenizados, fazendo com que o paciente se sinta melhor e consiga realizar suas atividades do dia-a-dia.
Por meio de diferentes técnicas, o objetivo da fisioterapia é devolver aos tecidos lesados a qualidade elástica que foi perdida, manter a mobilidade da pele (evitando ou reduzindo retrações, fibroses e aderências), preparando o tecido para futuras reconstruções e evitando o aparecimento do linfedema. Do ponto de vista dos músculos, tendões, ligamentos e articulações, que sofrem limitação de movimento e força, buscamos restaurar suas funções, recuperar a mobilidade e aliviar a dor, por meio de exercícios e alongamentos específicos.
Durante o tratamento são realizados:
Alongamentos
Técnicas de terapia manual.
Exercicios ativos-livre e resistidos.
Laserterapia.
Eletroterapia.
Acupuntura
Caso tenha alguma outra dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Clínica de Fisioterapia OncoReab, que teremos o maior prazer em lhe responder!
Reserve um momento em sua agenda e venha conhecer o trabalho e espaço da Clínica de Fisioterapia OncoReab localizada no Edifício Infinity Corporate Center no bairro do Marco em Belém-Pa e melhore sua qualidade de vida.
VEJA O QUE ESTÃO FALANDO DA CLÍNICA ONCOREAB
Opmerkingen