top of page
Buscar
  • Foto do escritoroncoreab

Síndrome da Rede axilar: Complicação comum após a cirurgia de câncer de mama

Atualizado: 13 de jun. de 2023

O que é?


É uma complicação geralmente decorrente da cirurgia de câncer de mama. É mais comum nas pacientes que realizaram o esvaziamento axilar (retirada de linfonodos da axila) e é pouco comum naquelas que realizaram apenas a biópsia do linfonodo sentinela.


Tem como característica a presença de cordões fibrosos que podem aparecer no braço do lado que foi feita a cirurgia para câncer de mama. Esses cordões podem iniciar na lateral do tórax, passar pela axila e seguir até o polegar, porém é mais visível na região axilar.



Causas


Esses cordões aparecem, na maioria das vezes devido a retirada dos linfonodos da axila, o que leva a um endurecimento do sistema linfático da região acometida. Também pode surgir após a radioterapia, já que a radiação pode acabar lesionado as estruturas do sistema linfático.


Na clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, a primeira clínica de Fisioterapia Oncológica de Belém-Pa, contamos com profissionais especializados e com amplo conhecimento na área de reabilitação de pessoas com câncer




Sinais e Sintomas


  • Presença de cordões dolorosos na lateral do tórax, axila, braço, antebraço

  • Dificuldade para levantar o braço.

  • Sensação de repuxamento na lateral do tórax, axila e braço.

  • Dor ao movimentar o braço.


Como posso melhorar?


É importante destacar que a síndrome da rede axilar, se não tratada precocemente, pode trazer importante prejuízo para a funcionalidade do braço acometido, prejudicando o cotidiano e a realização de tarefas simples, podendo inclusive atrapalhar o seguimento do tratamento oncológico, principalmente a radioterapia, já que é necessário que o braço se mantenha em uma posição especifica durante o tratamento, o que acaba não se tornando possível com a presença dos cordões fibrosos.


O tratamento precoce por um Fisioterapeuta Oncológico reduz a presença dos cordões fibrosos melhorando o quadro de dor e o movimento do ombro ajudando a recuperar a amplitude funcional de movimento e força, para que você consiga prosseguir normalmente com o seu tratamento oncológico.


A fisioterapia possui diversos recursos e técnicas para tratar a síndrome da rede axilar. Durante o tratamento realiza-se:

  • Alongamentos.

  • Técnicas de terapia manual.

  • Exercícios ativos.

  • Laserterapia.


Dessa forma, a fisioterapia busca realizar o alongamento ou rompimento dos cordões fibrosos, o que geralmente gera um alívio imediato e uma rápida recuperação da movimentação do braço.


A Equipe OncoReab se preocupa em realizar uma avaliação completa e direcionada a sua necessidade, nosso plano terapêutico busca traçar objetivos e metas para proporcionar um retorno mais rápido possível às suas atividades rotineiras.




Caso tenha alguma outra dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Clínica de Fisioterapia OncoReab, que teremos o maior prazer em lhe responder!


Reserve um momento em sua agenda e venha conhecer o trabalho e espaço da Clínica de Fisioterapia OncoReab localizada no Edifício Infinity Corporate Center no bairro do Marco em Belém-Pa e melhore sua qualidade de vida.



VEJA O QUE ESTÃO FALANDO DA CLÍNICA ONCOREAB





9 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page